Paulínia sedia debate sobre “Cidades Inteligentes e Sustentáveis” e conta com patrocínio da Master

A Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, promoveu no dia 16 de agosto, o 1º Meeting Paulínia Tecnologia e Inovação (M.P.T.I). Com o tema “Cidades Sustentáveis, Cidades Inteligentes”, o evento teve como palestrante o mestre em Sociologia, Sérgio Abranches, cientista político com PhD pela Universidade de Cornell e também comentarista diário da rede de rádio CBN sobre Ecopolítica. Além de Abranches, que  apresentou dados e reflexões sobre o cenário nacional, o M.P.T.I. também contou com a participação do Secretário Adjunto de Energia do Estado de São Paulo, Antônio Celso, que trouxe um panorama estadual sobre o tema.

O evento reuniu especialistas, autoridades políticas e representantes da sociedade civil para debater novos modelos de Gestão Pública. Para trazer a visão acadêmica a respeito do assunto, foi convidado o Diretor do Parque Científico e Tecnológico da Universidade de Campinas (Unicamp), Eduardo Gurgel.

2017-08-17-PHOTO-00000009

Rui Rabelo, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Paulínia, falou sobre os desafios enfrentados pelo município na busca pela construção de uma cidade sustentável, moderna, inteligente e inovadora.

Para o Painel de encerramento, houve a participação de representantes da NEC (uma das maiores provedoras globais de soluções integradas de Tecnologia da Informação e Comunicação do mundo), da Huawei (líder global de tecnologia de soluções de informação da indústria e das comunicações) e da Furukawa (referência mundial em fabricação de fibras ópticas).

“Temos acompanhado nas últimas décadas um crescimento desordenado de municípios, onde a estrutura e os serviços públicos não acompanham o crescimento. Tendo em vista essa preocupação, é clara a necessidade de discussão em torno do assunto e suas problemáticas. E é justamente neste momento que se encaixa o debate proposto pelo M.P.T.I.: mais do que crescer, Paulínia quer evoluir”, alerta o prefeito de Paulínia, Dixon Carvalho.

De acordo com ele, crescer e expandir economicamente é o anseio de todo município. Porém, é preciso ter cautela, responsabilidade e, principalmente, estratégias de gestão para crescer de forma saudável. “É fundamental que os serviços de Saúde, Segurança, Educação, Cultura, Esportes, Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Econômico e Social acompanhem esta demanda, garantindo assim, cada vez mais qualidade de vida para os cidadãos de nossa cidade”, destaca Dixon.

Realizado pela Prefeitura Municipal de Paulínia, o M.P.T.I. contou com o apoio institucional do Ciesp Campinas, Fiesp, Unicamp, Inova Indústria, Inova Unicamp e patrocínio de algumas empresas, dentre as quais, a Master Certificações.